Central de Residuos

Saiba mais sobre Central de Resíduos

O Pró-Ambiente destina os resíduos sólidos gerados em seus laboratórios (amostras, reagentes, materiais contaminados, etc) em Central de Resíduos própria, sediada em Gravataí/RS, e licenciada na FEPAM para recebimento definitivo de resíduos Classe I (Perigosos), Classe II-A (Não-Inertes) e Classe II-B (Inerte). Lá, os resíduos são depositados em aterro industrial, ou são direcionados para reaproveitamento mássico e energético em empresas especializadas da cadeia de co-processamento (processo de destruição térmica de resíduos em fornos de cimento).

A confidencialidade e sigilo das sobras de amostras é garantida.

Central de Residuos

A Central de Resíduos localiza-se em área de 47 hectares, em zona rural do Município de Gravataí. Opera desde 1999, permanentemente licenciada na FEPAM e cadastrada no IBAMA. A Central conta com vigilância 24h, iluminação noturna, e trafegabilidade interna permanente.

Está habilitada ao recebimento de resíduos sólidos industriais, comerciais e de serviços (incluindo serviços de saúde Grupo B – Químicos, e Grupo D – Comuns e Esterilizados).

Os resíduos com características de inflamabilidade são recebidos segregadamente, armazenados temporariamente em área coberta e dedicada a este fim, e remetidos para unidades blendagem externas, as quais preparam o combustível sólido que é coprocessado em cimenteiras. Este serviço atende na íntegra os preceitos da Portaria FEPAM nº 16/2010.

No aterro industrial, os resíduos são dispostos em células impermeabilizadas e cobertas, projetadas de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 10.157/1987 e com as condições e restrições estabelecidas pela FEPAM. Estas células garantem o isolamento dos resíduos e a minimização da geração de chorume.

Outro serviço oferecido é o recebimento, armazenamento temporário, realizado em área fechada e coberta, e a remessa de lâmpadas fluorescentes para reciclagem externa.

Central de Residuos